Fraldas reutilizáveis - Como funcionam?

As fraldas reutilizáveis são recomendadas por entidades com preocupações ambientais e também por quem se preocupa com o bebé, como as maternidades, centros de preparação para o parto, entre outros. E, felizmente, cada vez existem mais pessoas a aderir.

As fraldas descartáveis normais demoram cerca de 500 anos a decompor-se e estamos a encher o planeta de lixo e a comprometer o futuro dos nossos filhos.

Existem vários tipos de fraldas reutilizáveis:
- Tudo em Um – As mais parecidas com as descartáveis, pois já vêm prontas a usar. Podem ser:
    .Tamanho único – Acompanha o crescimento do bebé, desde o nascimento até ao desfralde.
    .Vários tamanhos (S, M, L) – É necessário ir adquirindo fraldas à medida que o bebé cresce.
- Tudo em dois – Sistema que usa uma fralda ou absorvente, com uma capa impermeável. A fralda pode ser:
    . Tamanho único – Um só tamanho, desde o nascimento até aos 15 Kg.
    . Pré-dobradas – Método económico e fácil na manutenção e lavagem.
    . Ampulhetas – Económico e fácil no uso e na manutenção.
    . Absorventes:
         Absorventes bio-descartáveis - Muito prático, óptimo para as saídas. Natural e renovável.
         Absorventes de algodão e cânhamo - Camada com material Stay-Dry (Sempre Seco). Pouco volume e fácil de colocar, devido às molas para encaixe na capa.
        Absorventes de algodão biológico - Pouco volume e fácil de colocar, devido às molas para encaixe na capa.

Acessórios:
- Papel absorvente - Mantém o rabinho seco e poupa a fralda de grande sujidade.
- Mola para fralda
- Capa impermeável - Capa impermeável necessária no sistema Tudo-em-Dois.

Outros:
- Fralda de banho
- Toalhitas
- Detergente para fraldas
- Saco impermeável para fraldas - Ideal para transportar as fraldas sujas da creche ou fatos de banho molhados.
- Cueca de treino
- Fraldas eco-descartáveis

Quantidades necessárias:
Um bebé quando nasce gasta entre 8 a 12 fraldas por dia, por isso aconselhamos a ter disponíveis 20 a 25 fraldas, o suficiente para dois dias, pelo menos, uma vez que provavelmente irá fazer uma máquina de roupa e fraldas por dia.
Além das fraldas, necessita também das capas impermeáveis, exceto nas fraldas Tudo-em-Um que já vêm incorporadas. Destas capas apenas necessita entre 3 a 4 do tamanho do bebé, uma vez que não necessita de as substituir a cada muda e secam muito rapidamente.
É importante utilizar também o papel absorvente que irá facilitar muito a lavagem da fralda e fará com que a urina do bebé passe para o lado da fralda e não esteja em contacto com a pele. Este papel vai para o lixo se tiver cocó, mas pode ser lavado juntamente com a fralda se tiver apenas urina.

Funcionamento:
Convém ter um balde na casa de banho com um pouco de água e detergente para fraldas para demolhar as fraldas usadas durante algumas horas. As fraldas com restos de sujidade devem ser enxaguadas, antes de serem colocadas no balde das fraldas, uma espécie de pré-lavagem. Atenção: Existem fraldas que não necessitam de ficar de molho, como é o caso dos absorventes de algodão biológico e dos absorventes de algodão e cânhamo da GroVia.
Convém ter dois sacos para fraldas para transportar na mochila: um com fraldas lavadas e outro com fraldas sujas. Pode ter as fraldas já montadas (fralda e papel absorvente dentro da capa) no saco das fraldas lavadas, pois é muito mais prático o uso para quem mudar a fralda.

Economia:
Quando um bebé nasce, gasta cerca de 10 fraldas por dia, o que dá 300 fraldas num mês e 1800 fraldas em 6 meses.
A partir dos 6 meses, em princípio, já gastam menos fraldas. Se considerarmos 8 fraldas por dia, temos 240 fraldas por mês e 1440 fraldas dos 6 aos 12 meses.
Do 1º ao 2º ano, se considerarmos 6 fraldas por dia, dá 180 por mês e 2160 fraldas. Em 2 anos: 5400 fraldas (normalmente acaba por se gastar bem mais fraldas do que estas), 54 pacotes de fraldas descartáveis (com 100 fraldas cada).

Se cada pacote de fraldas custar €15, em 2 anos gasta-se €810. É muito frequente as crianças usarem fraldas descartáveis até bem mais tarde, pois a idade média de abandono da fralda é agora por volta dos 3 anos.

Irá valorizar o investimento efetuado ao adquirir fraldas de pano durante o seu longo tempo de utilização, pois têm ainda a grande vantagem de poderem passar de um bebé para outro e aí, o investimento já está feito.

Ecologia:
A utilização de fraldas reutilizáveis previne a produção de cerca de 5% do total de resíduos sólidos urbanos produzidos.
As fraldas descartáveis demoram cerca de 500 anos a decompôr-se, o que significa que as próximas gerações, irão herdar um planeta muito poluído e tóxico.

Saúde:
Para além da questão económica e ecológica, há também o fato de serem mais saudáveis, pois o rabinho do bebé fica em contacto com o algodão, o que permite que a pele respire naturalmente.

Todos os químicos utilizados nas fraldas descartáveis agridem a pele do bebé e entram na corrente sanguínea. Além disso, retiram toda a humidade existente, incluindo a humidade natural da pele.

Sociedade:
Já existe bastante abertura da parte das creches e das amas quanto ao uso das fraldas reutilizáveis, pois em princípio terá apenas que levar as fraldas lavadas (pode levá-las já montadas, para facilitar) e trazer ao fim do dia as fraldas sujas, tal como acontece com a outra roupa, caso o bebé a suje.

Alguns pais preferem usar fraldas descartáveis em algumas situações e nesses casos aconselhamos as fraldas eco-descartáveis, pois são 75% biodegradáveis e são livres de substâncias nocivas.

Com o uso, os pais e o bebé vão vendo como se dão melhor.



printer   E-mail